-
Arquitetos: Carles Enrich Gimenez
- Área: 92 m²
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento do início do século XX, localizado em Eixample, Barcelona, contava com dois quartos voltados para sudoeste e uma sala de estar voltada para noroeste, com vistas para o pátio interno. No entanto, a área central do apartamento, incluindo a cozinha e dois pequenos ambientes, era muito escura e tinha uma organização fragmentada.
O projeto começa a partir do desejo dos proprietários de renovar os serviços e instalações (completamente defasados) e melhorar a questão da iluminação natural em todo o flat. Devido às restrições de orçamento, propusemos maximizar todos os elementos existentes e dedicar a maior parte do orçamento às instalações, cozinha e banheiro.
Neste sentido, toda a operação focou na área central, onde foi proposta uma renovação completa, obtendo, assim, um espaço vazio. As paredes e o forro foram removidos, expondo as abóbadas de tijolos do teto, características das construções catalãs do período em que o edifício foi erguido. Uma nova abertura conecta o espaço da cozinha ao ambiente central, melhorando a iluminação e as relações domésticas entre as áreas do apartamento.
A cozinha e o banheiro foram concebidos como uma única peça de mobiliário inserida neste ambiente vazio. Buscando tornar a atmosfera do apartamento mais "quente", optou-se por revestir essa peça de mobiliário com compensados de madeira, criando um contraste com o branco das paredes. Os novos ambientes recebem pavimentação em concreto; por outro lado, os ambientes já existentes têm seu piso original restaurado.
Pintamos todo o apartamento de branco para potencializar a iluminação natural e homogeneizar os diferentes ambientes e texturas.